Pular para o conteúdo principal

Como criar o Gráfico de Gantt no Excel

O Diagrama de Gantt, ou Gráfico de Gantt, é uma ferramenta de gestão muito comum na gestão de projetos.  Nele, o início e o fim de cada etapa ou atividade do projeto é representado visualmente como uma barra colorida, sobre o eixo horizontal do gráfico, conforme ilustrado na seguinte imagem:



O objetivo deste post é demonstrar, passo-a-passo, a criação do gráfico de Gantt utilizando o Excel, e tomando como base um gráfico de barras empilhadas.

1. Primeiro descreva em uma planilha as atividades/etapas do projeto, informando a data de inicio e tempo de duração (em dias) de cada etapa.



2. Insira um gráfico de barras empilhadas - clique em Inserir > Barras > Barras Empilhadas:


3. Clique sobre o gráfico com o botão direito do mouse > Selecionar Dados:


4. Na janela "Selecionar Fonte de Dados", clique em "Adicionar". 

5. Em "Nome da série", selecione a célula onde digitamos o cabeçalho "Início" e em "Valores da série" selecione as células abaixo do cabeçalho "Inicio". O resultado final é este:



6. Repita o procedimento acima, para a coluna "Duração".

7. Em "Rótulos do Eixo Horizontal (Categorias)", clique em "Editar", em seguida selecione as descrições das atividades/etapas do projeto.



8. O gráfico deve ficar conforme esta imagem:


9. Clique com o botão direito sobre uma das barras azuis, selecione a opção "Formatar Série de Dados". Na opção preenchimento, escolha "Sem preenchimento" e em "Cor da borda" escolha "Sem linha".



10. O gráfico já está quase pronto. Mas é preciso melhorar a visualização do rótulo de datas, sob o eixo X. 

Clique com o botão direito sobre as datas e selecione "Formatar Eixo", nas "Opções de eixo" altere os valores mínimo e máximo para 41.334,00 e 41.364,00, respectivamente. Estes números representam as datas de 01/03/2013 e 31/03/2013.



Dica: para saber qual é o número correspondente a uma data, digite esta data em qualquer célula de uma planilha, em seguida clique sobre esta célula com o botão direito do mouse e selecione "Formatar Células" > guia "Número" > categoria "Geral" > clique em "OK". O padrão de formação da data que você digitou, será alterado para o formato "geral", e deste modo você saberá o número correspondente a data que fora digitada na célula.

11. Selecione a opção "Alinhamento", e defina o "ângulo personalizado" para 45º, isso evitará que os rótulos de datas fiquem sobrepostos, uns aos outros.


12. Feche a janela "Formatar Eixo" e confira o resultado. Seu gráfico deve estar assim:


13. Apague as legendas "Inicio" e "Duração (dias)" clicando sobre elas e pressionando a tecla "delete".

14. Classifique as atividades, da tabela criada no item 1, por ordem decrescente de data.

Para fazer isso, selecione a célula B2, e na aba de Dados, clique no comando "Classificar do Mais Novo para o Mais Antigo".

Isso é necessário para que as atividades iniciais sejam colocadas no topo do eixo "Y", em nosso gráfico.


15. Pronto! Confira o resultado final do gráfico de Gantt, que você acabou de criar. 

Teste alterar o tempo de duração das atividades ou a data de início das atividades, e verifique como as barras do gráfico mudam de tamanho e (ou) de posição.



- Conteúdo adicional:

Personalizar o gráfico:

O nosso gráfico de Gantt já está finalizado, porém podemos personalizar sua aparência, e alterar o padrão de exibição das datas, incluindo as iniciais do dia da semana, por exemplo.

Personalização 1 - Incluir iniciais do dia da semana, no rótulo de datas:

Clique com o botão direito sobre um dos rótulos de data > selecione "Formatar Eixo" > "Número" > categoria "Personalizado" > código de formatação, digite: (ddd) dd/mmm/aaaa > clique em "Adicionar" > clique em "Fechar".

Confira o resultado:


Veja outros padrões de formatação para datas no post Formatos personalizados para valores de data/hora.


Personalização 2 - Alterar a cor das barras:

Clique com o botão direito sobre uma das barras > selecione "Formatar Série de Dados" > "Preenchimento" > Escolha uma das opções de preenchimento, escolha a cor e clique em "Fechar".  

Postagens mais visitadas deste blog

Exibir tempo superior a 24 horas

Objetivo: alterar o formato de exibição de horas, para exibir tempo maior que 24 horas. Primeiramente, por que é necessário abordar este tema? (entenda o problema) Por exemplo, quem trabalha com Excel para calcular o total de horas trabalhadas por um funcionário, em um mês de trabalho, já deve ter se deparado com uma situação na qual a somatória do tempo trabalhado pelo funcionário é exibida como um valor inferior a 24h, mesmo que o trabalhador tenha trabalhado 5 dias por semana, 8 horas por dia. Veja o que ocorreu quando, em um caso ilustrativo, somaram-se as horas trabalhadas por um funcionário, durante seu mês de trabalho:

Linhas, colunas e células

Uma planilha do Excel é dividida em colunas (identificadas por letras) e linhas (identificadas por números). Exemplo: colunas "A", "B", "C" e linhas "1", "2", "3". Célula: é o ponto de intersecção destas linhas e colunas, e é o local onde serão digitados os números, as fórmulas e os textos. Cada célula possui um endereço , que a identifica dentro de uma planilha, o qual é representado pela letra da coluna e o número da linha à qual a célula pertence. Exemplo: o endereço da célula na coluna C, linha 5 é C5. Quando precisamos referenciar um célula em uma fórmula, para que o seu valor seja usado na fórmula, usamos o endereço desta célula - mais detalhes sobre fórmulas no post: Introdução às fórmulas (em breve!). Quando uma célula é selecionada, o endereço desta célula é exibido na "Caixa de nome" no canto superior esquerdo da janela, logo abaixo do menu "Arquivo" , conforme ilustrado na seguinte i