Objetivo: alterar o formato de exibição de horas, para exibir tempo maior que 24 horas.
Primeiramente, por que é necessário abordar este tema? (entenda o problema)
Por exemplo, quem trabalha com Excel para calcular o total de horas trabalhadas por um funcionário, em um mês de trabalho, já deve ter se deparado com uma situação na qual a somatória do tempo trabalhado pelo funcionário é exibida como um valor inferior a 24h, mesmo que o trabalhador tenha trabalhado 5 dias por semana, 8 horas por dia.
Veja o que ocorreu quando, em um caso ilustrativo, somaram-se as horas trabalhadas por um funcionário, durante seu mês de trabalho:
Conforme pode ser observado na imagem, o total de horas exibido é zero, porém a fórmula para somar o total de horas está correta! Somente o valor exibido está incorreto e é por isso que este post foi escrito, para corrigir a exibição de períodos superiores a 24 horas.
Por que isso acontece?
As horas são armazenadas e calculadas, pelo Excel, como números decimais, onde .0 é 00:00:00 e .99999 é aproximadamente 23:59:59 , enquanto as datas são armazenadas como integrais onde o número 1 representa 1/1/1900 12:00:00 a.m.
As integrais de data e as frações decimais de hora podem ser combinadas para formar um número onde a porção integral representa a data e a porção decimal as horas.
Exemplos:
Exemplo:
27h00min é armazenado como 1,125 e exibido como "03:00", pois às primeiras 24h "pularam" para porção integral do número, deste modo estas horas passaram a ser interpretadas como data.
O mesmo ocorre nestes outros exemplos:
Como resolver?
Para resolver este problema, é necessário alterar o formato como o Excel exibe as horas nesta célula. Isso é simples, veja como:
Os colchetes instruem o Excel a exibir a parte integral do número como horas, resolvendo o problema ilustrado no início deste post.
Consulte no seguinte post, outros formatos personalizados para exibição de datas e horas:
Formatos personalizados para valores de data/hora
Primeiramente, por que é necessário abordar este tema? (entenda o problema)
Por exemplo, quem trabalha com Excel para calcular o total de horas trabalhadas por um funcionário, em um mês de trabalho, já deve ter se deparado com uma situação na qual a somatória do tempo trabalhado pelo funcionário é exibida como um valor inferior a 24h, mesmo que o trabalhador tenha trabalhado 5 dias por semana, 8 horas por dia.
Veja o que ocorreu quando, em um caso ilustrativo, somaram-se as horas trabalhadas por um funcionário, durante seu mês de trabalho:
Por que isso acontece?
As horas são armazenadas e calculadas, pelo Excel, como números decimais, onde .0 é 00:00:00 e .99999 é aproximadamente 23:59:59 , enquanto as datas são armazenadas como integrais onde o número 1 representa 1/1/1900 12:00:00 a.m.
As integrais de data e as frações decimais de hora podem ser combinadas para formar um número onde a porção integral representa a data e a porção decimal as horas.
Exemplos:
- O número 0 representa 00:00:00 (12h AM - meia-noite)
- O número 0,50 representa 00:12:00 (12h PM - meio-dia)
- O número 0,75 representa 00:18:00
Exemplo:
27h00min é armazenado como 1,125 e exibido como "03:00", pois às primeiras 24h "pularam" para porção integral do número, deste modo estas horas passaram a ser interpretadas como data.
O mesmo ocorre nestes outros exemplos:
- 47h00min (aproximadamente 1,958333) é exibido como "23:00:00"
- 48h00min (igual a 2) é exibido como "00:00:00"
- 49h00min (aproximadamente 2,041666) é exibido como "01:00:00"
Como resolver?
Para resolver este problema, é necessário alterar o formato como o Excel exibe as horas nesta célula. Isso é simples, veja como:
- Selecione a célula (célula B33, no caso do exemplo citado acima) e clique sobre ela com o botão direito do mouse, em seguida selecione a opção "Formatar Células"
- Na janela que se abrirá, acesse a aba "Número" e selecione a categoria "Personalizado". Conforme poderá observar, o tipo atual de formatação, utilizada pelo Excel é hh:mm.
- Para que as horas sejam exibidas corretamente, basta colocar colchetes em volta das letras "hh": [hh]:mm
Os colchetes instruem o Excel a exibir a parte integral do número como horas, resolvendo o problema ilustrado no início deste post.
- Clique em "OK" e confira o resultado:
Formatos personalizados para valores de data/hora