Pular para o conteúdo principal

Diferença - Planilha x Pasta de Trabalho

Normalmente nós chamamos os arquivos de Excel de planilha. Este é um conceito errado. Os arquivos são pastas de trabalho, e a pasta de trabalho é um conjunto de planilhas.

Pasta de trabalho = conjunto de planilhas

Ou seja, quando você criar um arquivo do Excel, novo e em branco, utilizando o modelo padrão, você estará criando 1 pasta de trabalho com 3 planilhas ("Plan 1", "Plan 2" e "Plan 3"), conforme ilustração abaixo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exibir tempo superior a 24 horas

Objetivo: alterar o formato de exibição de horas, para exibir tempo maior que 24 horas. Primeiramente, por que é necessário abordar este tema? (entenda o problema) Por exemplo, quem trabalha com Excel para calcular o total de horas trabalhadas por um funcionário, em um mês de trabalho, já deve ter se deparado com uma situação na qual a somatória do tempo trabalhado pelo funcionário é exibida como um valor inferior a 24h, mesmo que o trabalhador tenha trabalhado 5 dias por semana, 8 horas por dia. Veja o que ocorreu quando, em um caso ilustrativo, somaram-se as horas trabalhadas por um funcionário, durante seu mês de trabalho:

Como criar o Gráfico de Gantt no Excel

O Diagrama de Gantt, ou Gráfico de Gantt , é uma ferramenta de gestão muito comum na gestão de projetos.  Nele, o início e o fim de cada etapa ou atividade do projeto é representado visualmente como uma barra colorida, sobre o eixo horizontal do gráfico, conforme ilustrado na seguinte imagem : O objetivo deste post é demonstrar, passo-a-passo, a criação do gráfico de Gantt utilizando o Excel, e tomando como base um gráfico de barras empilhadas.

Linhas, colunas e células

Uma planilha do Excel é dividida em colunas (identificadas por letras) e linhas (identificadas por números). Exemplo: colunas "A", "B", "C" e linhas "1", "2", "3". Célula: é o ponto de intersecção destas linhas e colunas, e é o local onde serão digitados os números, as fórmulas e os textos. Cada célula possui um endereço , que a identifica dentro de uma planilha, o qual é representado pela letra da coluna e o número da linha à qual a célula pertence. Exemplo: o endereço da célula na coluna C, linha 5 é C5. Quando precisamos referenciar um célula em uma fórmula, para que o seu valor seja usado na fórmula, usamos o endereço desta célula - mais detalhes sobre fórmulas no post: Introdução às fórmulas (em breve!). Quando uma célula é selecionada, o endereço desta célula é exibido na "Caixa de nome" no canto superior esquerdo da janela, logo abaixo do menu "Arquivo" , conforme ilustrado na seguinte i