Pular para o conteúdo principal

Preencher células simultaneamente – esqueça o copiar e colar

Esqueça o Ctrl+C (Copiar) e Ctrl+V (Colar). Caso esteja trabalhando em uma planilha de Excel e precise preencher mais de uma célula, com o mesmo conteúdo, experimente utilizar a combinação de teclas Ctrl+Enter.

Veja como:


  1. Selecione as células que deseja editar
  2. Comece a digitar o conteúdo que será inserido às células selecionadas (enquanto digita, apenas a célula ativa dentro da seleção será alterada, não se preocupe)
  3. Ao terminar de digitar, pressione Ctrl+Enter. Pronto! O valor da célula ativa foi propagado para as demais células selecionadas. Simples, né?
Teste o uso destas teclas e verifique se elas irão facilitar o seu trabalho e torná-lo mais produtivo. Se não gostar, tudo bem, continue a fazer da maneira como já está acostumado. :-)

Abaixo listei algumas vantagens de se utilizar o Ctrl+Enter ao invés do tradicional copiar e colar:
  • O Ctrl+Enter preserva a formatação das células, deste modo você não precisará corrigir cores de fundo, bordas, etc das células que receberem os valores propagados. (Observação: para adeptos do copiar+colar, que não quiserem usar o Ctrl+Enter, há outra solução para não alterar a formatação de células ao colar: escolha a opção “colar especial…” > “Fórmulas” ;-))
  • Quem está acostumado a utilizar teclas de atalho para selecionar conjuntos de células, por exemplo, não precisará tocar no mouse para preencher diversas células com o mesmo conteúdo e sem estragar a formatação delas.

Postagens mais visitadas deste blog

Exibir tempo superior a 24 horas

Objetivo: alterar o formato de exibição de horas, para exibir tempo maior que 24 horas. Primeiramente, por que é necessário abordar este tema? (entenda o problema) Por exemplo, quem trabalha com Excel para calcular o total de horas trabalhadas por um funcionário, em um mês de trabalho, já deve ter se deparado com uma situação na qual a somatória do tempo trabalhado pelo funcionário é exibida como um valor inferior a 24h, mesmo que o trabalhador tenha trabalhado 5 dias por semana, 8 horas por dia. Veja o que ocorreu quando, em um caso ilustrativo, somaram-se as horas trabalhadas por um funcionário, durante seu mês de trabalho:

Como criar o Gráfico de Gantt no Excel

O Diagrama de Gantt, ou Gráfico de Gantt , é uma ferramenta de gestão muito comum na gestão de projetos.  Nele, o início e o fim de cada etapa ou atividade do projeto é representado visualmente como uma barra colorida, sobre o eixo horizontal do gráfico, conforme ilustrado na seguinte imagem : O objetivo deste post é demonstrar, passo-a-passo, a criação do gráfico de Gantt utilizando o Excel, e tomando como base um gráfico de barras empilhadas.

Linhas, colunas e células

Uma planilha do Excel é dividida em colunas (identificadas por letras) e linhas (identificadas por números). Exemplo: colunas "A", "B", "C" e linhas "1", "2", "3". Célula: é o ponto de intersecção destas linhas e colunas, e é o local onde serão digitados os números, as fórmulas e os textos. Cada célula possui um endereço , que a identifica dentro de uma planilha, o qual é representado pela letra da coluna e o número da linha à qual a célula pertence. Exemplo: o endereço da célula na coluna C, linha 5 é C5. Quando precisamos referenciar um célula em uma fórmula, para que o seu valor seja usado na fórmula, usamos o endereço desta célula - mais detalhes sobre fórmulas no post: Introdução às fórmulas (em breve!). Quando uma célula é selecionada, o endereço desta célula é exibido na "Caixa de nome" no canto superior esquerdo da janela, logo abaixo do menu "Arquivo" , conforme ilustrado na seguinte i